Exclusivo: Guima

Exclusivo: Guima

Ele foi o motivo da minha esquizofrenia nas últimas duas semanas. Ao menos uma vez por dia encontro seu nome sendo compartilhado por amigos ou páginas. Como num ato esquizofrênico, tentei fugir… Mas, não deu em outra: fui alcançada e arrebatada por todo o aglomerado de arte que constitui esse músico talentoso.

A música de Guima remete a um filme francês, um romance dos anos 90 vivido por um jovem que ainda está descobrindo a vida e questionando-a, procurando se livrar de todas as suas dificuldades. Ele passeia a bordo de uma bicicleta pelo interior do país, entre plantações carregadas de girassóis e lavanda. Nessa viagem solitária, as reflexões do eu-lírico das canções ganham espaço, começando por um amor frustrado em “Laís”, perante o qual ele se mostra resignado (“porque eu já me acostumei a não fazer a diferença”).  Depois disso entra em uma crise existencial em “Por aí”, na qual entra em confronto com sua solidão e conflitos cotidianos. “O Trem” é uma demonstração de que deve-se aproveitar as chances para se desfrutar dos desejos e, por fim, “A lei do desejo” é a busca da aventura, dando ao conjunto de quatro músicas um impulso um pouco mais entusiasmado.

Guima é oriundo de Araras, interior de São Paulo, mas – assim como outros companheiros – optou pela capital paulista para viver há algum tempo. Dono de uma voz tranquilizadora, é um compositor nato, não só de canções, mas também de poemas. Canta e escreve, é fascinado pelo mundo das artes. A música, a literatura e o cinema são cruciais na vida de Guima e são importantes, também, para o seu processo de criação: Federico García Lorca e Almodóvar, entre outros, encontram-se escondidos nas entranhas desse EP.

O violão e o piano dão o toque marcante das melodias de 4 Baladas Vermelhas, mas poucos instrumentos são utilizados para sua formação, todos eles muito bem executados “apenas” por Eduardo Kusdra, que assina a produção.

“Guima é como um velho filme da TV”, aquele mesmo imaginado nos campos interioranos a bordo de uma bicicleta. Embarque, aqui, na mesma viagem de Guima:

Share Button

Uma mistura de garota de Ipanema, dançarina do ventre cigana, matemática mística e sereia tropical, com reencarnações literárias e acordes distorcidos. Estudante de jornalismo no mundo real.