Espaguete de Linha Telefônica: Indivíduos Aéreos Não Tripulados

Espaguete de Linha Telefônica: Indivíduos Aéreos Não Tripulados

sunset_sky_by_koko_stock-d6svrqa

Não sei quantos de vocês conhecem os DRONES, ou VANTs em português, os Veículos Aéreos Não Tripulados. Independente de conhecerem, prestem atenção. VANTs são aeronaves pequenas que podem carregar uma porção de coisas, mas ficaram famosas quando o governo estadounidense colocou armas nelas e começou a atacar alvos.

Em uma conversa com amigos em um churrasco falávamos sobre a expansão do uso destes equipamentos: ele poderia ser usado no tráfico de drogas,disse um amigo. Então imaginamos a cena: o usuário daria suas coordenadas via internet e diria o quanto de “bagulho” ele gostaria de receber. O “aviãozinho” chegaria e simplesmente deixaria o pacote cair no seu quintal. Isso poderia ocorrer na janela do seu apartamento também, bastaria abri-la e com seu cartão, colocar a sua senha escondendo-a com a mão em cima, pois por uma câmera o traficante estaria assistindo-o. Tudo isso sem que a polícia ou qualquer outro tomasse nota.

Conto aos amigos que assisti um comercial em que um senhor tem um infarto, e uma menina, sua filha, liga para uma central, que envia na hora um destes VANTs equipados com um desfibrilador. Ela espera por 1 minuto até a chegadada “aeronavezinha”! E então a moça, recebendo instruções pela máquina, salva a vida de seu pai – (www.youtube.com/watch?v=y-rEI4bezWc).Faço a observação de que ambos os atores eram brancos, e pronto, a discussão se dirige para quem teria acesso à esta tecnologia: ricos, pobres, todos? Até porque se você fosse jovem, e inconsequente, e quisesse um desfibrilador apenas para acordar um amigo.Seria este o trote do futuro?

Outro amigo, conhecido por sua paranoia, se exalta: não demoraria nada para a polícia ter uma frota destes equipamentos com um olho gigante que assistiria a vida de todos! Pronto, está estabelecido o mesmo cenário do livro 1984! E assim perdemos a privacidade! Privacidade? Questiono.Talvez já a tenhamos perdido, com tantos contratos virtuais que “assinamos” e concordamos, sem ler ao menos uma linha -assista a “Sujeito a Termos e Condições”

Enfim, acho que a real pergunta da discussão toda, era se os VANTs poderiam trazer cerveja e uns espetinhos de queijo em um churrasco como aquele, de pessoas preguiçosas, às altas horas da madrugada.Acabamos caindo em 1984, fazendo a conexão entre conceder a liberdade por segurança aparente e o fim do mundo como o conhecemos.

-Qual será o dia destamanchete: Registrada 1ª morte decorrente de queda de destroços de colisão entre VANTs.

Ah, a criatividade bêbada!

Share Button

Adon, paulistano, músico, psicólogo, educador e colador de tirinhas de jornal, discute temas como o comportamento contemporâneo, com algumas ideias utópicas e outras distópicas. Acredita ser quente mesmo usar o computador como uma espécie de exocórtex e no futuro a decoreba será extinta, já que teremos todas as informações à mão, ou no olho, como quiser. E isso sim é revolução, evolução, enfim..."