Arvore-Ser: Duo Andrade & Basso

Arvore-Ser: Duo Andrade & Basso

Duo Andrade & Basso1

A partir da ideia de estudar improvisos juntos surge o Duo Andrade & Basso,  composto por uma guitarra e um contrabaixo acústico. Esse projeto, que se iniciou este ano (2014), é fruto de anos de estudo e amor à música.

Gabriel de Andrade, guitarrista, iniciou sua vida musical aos 15 anos, quando começou as aulas de violão e seu som tem muita influência do rock ‘n’ roll graças ao pai. Dois anos depois, começou a tocar guitarra, fez faculdade de música e desde então o instrumento o acompanha. Já Gabriel Basso iniciou os estudos em violão clássico aos 14 anos e logo depois passou a tocar contrabaixo. A partir dos 19 anos começou a trabalhar com artistas de Mato Grosso do Sul (MS) e participou do Festival de Jazz na Espanha com o projeto Marcos Assunção Trio (do violonista Marcos Assunção).

“A música com certeza é a razão da minha vida. Amo tocar e compor, e não me vejo fazendo outra coisa senão música.” Gabriel Basso

A trajetória dos “Gabriels” se uniu a partir da criação do JazzMonde (a banda faz releituras de músicas conhecidas, com uma pitada de jazz e muita autenticidade), que também conta com a participação de Bianca Bacha, Sandro Moreno, Alex Cavalheri e Gil Basso. A parceria levou-os a estudar improvisação e “a partir daí surge uma afinidade musical”, nas palavras do próprio Andrade. O incentivo de amigos e o prazer em compor e tocar impulsionou o projeto, que já foi apresentado em alguns eventos, dentre eles o famoso “Som da Concha”, que ocorre aos domingos na Concha Acústica Helena Meireles no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

As músicas do Duo têm uma forte influência do Jazz e da música brasileira (Tom Jobim, Milton Nascimento, etc), e fazem o ouvinte entrar em êxtase, tamanha beleza de cada nota e acorde. A dupla une muita técnica a um som muito autêntico e que agrada a quem assiste e ouve. As canções carregam muito sentimento e complexidade que envolvem o público e só resta aplaudir ao final de cada execução.

“Tocar e compor é muito bom, não tem como viver sem tocar. A música é a minha vida.” Gabriel de Andrade

O Duo Andrade & Basso está no início, mas já reserva grandes perspectivas para um futuro próximo: os dois planejam gravar o primeiro álbum no ano que vem, assim que o repertório estiver completo. O maior empecilho do projeto é a falta de espaço para músicas nesse estilo aqui em MS. Quando perguntados sobre o cenário musical no estado, respondem quase em uníssono:

Andrade –
“O cenário musical é bom! Muitos artistas com trabalho autoral, a fim de criar algo novo aqui no estado e na cidade! Porém temos poucos lugares pra expor isso, a cidade tem poucos locais que apoiam a musica autoral ainda.”
Basso – “O cenário musical de Campo Grande e do MS abre pouco espaço para o nosso estilo de música tem pouco público e pouco mídia. Acredito que há um público em formação, mas comparado à música de massa é pequeno e lutamos para melhorar isso.”

Os “Gabriels” também estão engajados em um novo projeto chamado Urbem, juntamente com os músicos Sandro Moreno e Bianca Bacha, e eles garantem que vai nascer algo muito bom dessa parceria. A previsão do início dos shows de divulgação é para o ano que vem. Além desse projeto, Gabriel Basso compõe o Marcos Assunção Trio ao lado do baterista Marcus Loyola. Os dois tocam juntos todas as quintas-feiras no Indez Bar e Restaurante ao lado de Sandro Moreno e Leonardo Cavallini (vocalista), além da participação de diversos amigos que dão canja a noite toda. A partir das 19:30h começa o jazz em um ambiente de muita descontração e de música de alta qualidade. O Indez fica na rua Antônio Maria Coelho, 3294.

Confira abaixo a canção “Calmaria”, de autoria do Duo Andrade & Basso:

Share Button

Estuda música desde os 13 anos, desenvolve pesquisa na área da música independente , produtor de bandas de diversos estilos e compositor de trilhas sonoras.